Fale com a ACIM
0800-600-9595
(44) 3025-9595
Certificado digital

Com Marco Tadeu Barbosa como presidente, diretoria da ACIM é empossada

Data: 07/05/2012

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) tem nova diretoria. A posse dos conselheiros da gestão 2012-2014 foi realizada na última segunda-feira (dia 23), no teatro Calil Haddad, diante de 900 pessoas. Entre os participantes, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, o prefeito e o vice-prefeito de Maringá, vereadores, representantes do Poder Judiciário, presidentes de entidades representativas, entre outros.


A cerimônia teve início com a prestação de contas da gestão 2010-2012, apresentação do plano de metas da próxima gestão e a apresentação da Orquestra Filarmônica do Cesumar. Na sequência foi realizada a posse oficial dos conselhos Superior; de Administração; da Mulher Empresária e Executiva (ACIM Mulher); do Jovem Empresário; e de Comércio e Serviços, eleitos no dia 16 de abril. A posse do conselho superior foi feita pelo presidente da ACIM nas gestões 1960-1962 e 1964-1966, Manoel Mário de Araújo Pismel. O Conselho de Administração foi empossado por Adilson Emir Santos, que presidiu a ACIM nas gestões 2008-2010 e 2010-2012 e assumirá a presidência do Conselho Superior na nova gestão da entidade. Os demais conselhos foram empossados por Marco Tadeu Barbosa, o novo presidente da ACIM para a gestão 2012/2014.


Primeiro a fazer uso da palavra, Adilson Emir Santos agradeceu todos os parceiros durante os quatro anos em que presidiu a Associação Comercial, incluindo as corporações policiais, imprensa, Faciap e a iniciativa privada. Ele destacou que ao assumir o primeiro mandato “desejou honrar a missão a mim delegada, construindo uma administração comprometida com os valores defendidos pelos empresários maringaenses há mais de uma década (...). Todos os resultados alcançados só foram possíveis graças aos valorosos membros que compõem esta entidade”. Santos destacou que a maior conquista do seu trabalho foi a marca de quatro mil associados, que era uma das metas propostas. “Orgulhosamente e com a verdadeira sensação de missão cumprida entrego a nossa pujante ACIM para a nova diretoria com mais de 4,3 mil associados. Em números relativos, estamos entre as maiores associações comerciais do Paraná”. Ele desejou sucesso à nova diretoria e agradeceu a família pelo apoio incondicional.


Na sequência, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko, agradeceu Santos e toda a diretoria da ACIM pela contribuição à nova base de dados de consulta de crédito do Paraná, que passa a ser administrada pelas maiores associações comerciais do Paraná. “Tenho certeza que o Marco Tadeu vai dar continuidade a este trabalho que nos enche de orgulho”.


Já o juiz federal Anderson Furlan, que preside a Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), declarou que a ACIM “pratica o associativismo moderno, ao defender não apenas os interesses dos empresários, mas de toda a sociedade”.


O presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa, também elogiou o fato da ACIM exercer um papel que extrapola a defesa dos interesses classistas, elogiou a diretoria que findava o mandato e desejou um bom trabalho aos novos conselheiros. Dirigindo-se ao novo presidente, o deputado estadual Enio Verri discursou que “Marco Tadeu nos deixa orgulhosos por ser tão jovem e ter um cargo desta grandeza, mas tenho certeza de que pelo histórico dele será bem sucedido”.


O deputado estadual Evandro Júnior disse que “a ACIM é uma entidade reconhecida no Brasil, que influencia nas decisões regionais e estaduais”. O secretário-chefe da Casa Militar do Paraná, Adilson Casitas, afirmou que “Adilson fez um excelente trabalho. Digo isso sem tirar o mérito dos ex-presidentes da entidade. Desejo sucesso a Marco Tadeu e tenho certeza de que a ACIM vai continuar crescendo”.


O Secretário de Relações com a Comunidade do Paraná, Rene Pereira da Costa, ressaltou que “Adilson conseguiu com competência e dinamismo destacar-se nos quatro anos em que esteve na presidência da ACIM, contando com uma diretoria forte e unida, que trabalhou em conjunto o tempo todo em busca de transformar a Associação Comercial numa referência nacional. Devo destacar também a participação de Adilson na vida política da sociedade maringaense, sempre na busca do interesse público. É certo que o novo presidente, Marco Tadeu Barbosa, juntamente com os novos diretores, irá dar continuidade ao trabalho desenvolvido até o momento”.


Para a deputada federal Cida Borghetti, a “ACIM é moderna e futurista. Exemplos como o da Associação Comercial fazem Maringá ser melhor”. O também deputado federal Edmar Arruda falou que Adilson “assumiu um compromisso e fez com que ele se tornasse realidade”.


O deputado federal Luiz Nishimori acredita que Marco Tadeu Barbosa “vai ter coragem para implantar os projetos necessários”. Representando o governador Beto Richa, o secretário de Estado Ricardo Barros, elogiou Adilson pela “coragem de fazer e às vezes de não fazer”. Ele também se mostrou preocupado pelo fato de 2012 ser um ano eleitoral e que terá em breve uma CPI mista para investigar o empresário Carlos Cachoeira e pelo julgamento do mensalão, o que poderá gerar uma paralisação no governo.


O vice-prefeito Carlos Roberto Pupin ressaltou que a ACIM é hoje um exemplo de arrojo dos comerciantes maringaenses. Ele disse que a entidade ultrapassou os limites do próprio segmento, passando a defender o interesse regional e a luta pela democracia. “Vai às ruas para garantir direitos coletivos, exigir das autoridades atitudes republicanas a boa e correta aplicação dos recursos públicos”.


Pupin enalteceu o trabalho de Adilson e afirmou que desde que assumiu a Prefeitura, junto com Silvio Barros, sempre teve na ACIM uma grande aliada. “A ACIM foi mais do que parceira, foi uma sócia na luta da transformação da cidade em desenvolvimento e qualidade de vida. Foram alguns anos gloriosos que a história registrará e dará seu valor”, disse.


O prefeito Silvio Barros também ressaltou o apoio que recebeu da ACIM, e enalteceu o espírito associativista da entidade, que sempre procura trazer melhorias não apenas para a classe que representa, mas para toda a sociedade. Barros disse que antes de sair da Prefeitura quer deixar um presente para a ACIM, agradecendo todo o apoio que recebeu da entidade. Ele deseja entregar um quadro com uma célebre frase de Abraham Lincoln, que, segundo ele, representa bem o espírito da Associação Comercial e Empresarial de Maringá: “Você não cria a prosperidade desestimulando a poupança. Você não fortalece o país subtraindo do cidadão a iniciativa e a liberdade. Você não fortalece os fracos enfraquecendo os fortes. Não se estimula a fraternidade instigando o ódio de classes. Você não ajuda o trabalhador arruinando aqueles que empregam. Não evita dificuldades gastando mais do que arrecada. Não se cria estabilidade permanente com dinheiro emprestado. Você não ajuda os homens de maneira permanente, fazendo por eles aquilo que eles devem fazer por si próprios". Por fim, Silvio terminou seu discurso dirigindo-se ao novo presidente da ACIM. “Marco Tadeu, a administração do Adilson foi um grande sucesso. Tenho certeza que a sua também será”.


Marco Tadeu foi o último a falar. Ele iniciou o discurso ressaltando a honra que sente em poder ocupar o cargo que foi deixado por Adilson. “Falo tomado pela emoção. Este é um momento ímpar da minha vida. Carrego a responsabilidade de dar continuidade ao brilhante trabalho realizado pelos ex-presidentes, nos quase 60 anos desta entidade. Confesso que não esperava por este dia, mas esperava dar uma maior contribuição a Maringá”, disse. Ele afirmou que a administração não se faz com um homem só, mas com toda a diretoria, conselhos, entidades, além dos empresários: micro, pequenos e grandes. “Pretendo manter o foco de onde queremos chegar, e cumprir nosso dever social e econômico, especialmente por conta daqueles que dependem de oportunidade e renda”.


Marco Tadeu disse que os desafios que se apresentam são muitos, mas ele os transformará em metas a serem alcançadas. “Continuar fazendo da ACIM a melhor e maior associação comercial do Paraná, praticamente uma agência de desenvolvimento, será meu maior foco”.


Barbosa lembrou que nos últimos quatro anos acompanhou de perto a gestão de Adilson. “Tive a honra de fazer parte da diretoria e me apaixonei pelo associativismo. Pretendo atender à expectativa dos nossos mais de 4.300 filiados”, afirmou. Por fim, ele agradeceu os sócios e familiares por tê-lo apoiado na decisão de assumir o cargo de presidência da ACIM. E terminou o discurso com uma frase de Mahatma Gandhi: “seja a mudança que você quer para o mundo”. 


Confira a diretoria gestão 2012-2014 da ACIM


Conselho de Administração


Presidente: Marco Tadeu Barbosa


1º Vice-presidente: José Carlos Valêncio


2º Vice-presidente: Edson Marcelo Recco


Presidente do Copejem: Rodrigo Seravali de Brito


Presidente do ACIM Mulher: Ana Lúcia Megda        


Presidente do Conselho de Comércio e Serviços: Mohamad Ali Awada Sobrinho


Vice-presidente para assuntos de supermercados: Maurício Bendixen da Silva                   


Vice-presidente para assuntos de logística: Afonso Shiozaki


Vice-presidente para assuntos de qualidade: Pity Marchese


Vice-presidente para assuntos institucionais: Anália Nasser


Vice-presidente para assuntos de finanças e patrimônio: Mohamad Ali Awada Sobrinho


Vice-presidente para assuntos de segurança: Antonio Tadeu Rodrigues


Vice-presidente para assuntos de cultura: Ben Hur Lobo da Costa Prado


Vice-presidente para assuntos de indústria: Carlos Alexandre Ferraz


Vice-presidente para assuntos de desenvolvimento econômico: Wilson Yabiku


Vice-presidente para assuntos de imóveis: Claudiomar Sandri


Vice-presidente para assuntos de responsabilidade social: Cleide Noronha


Vice-presidente para assuntos de desenvolvimento regional: Everaldo Belo Moreno


Vice-presidente para assuntos de turismo: Fernando Rezende


Vice-presidente para assuntos de história e documentação: Freud de Oliveira


Vice-presidente para assuntos de franquia: Massimiliano Silvestrelli


Vice-presidente para assuntos de vendas: Gilmar Santos


Vice-presidente para assuntos de produtos e tecnologia: Ricardo Teixeira


Vice-presidente para assuntos estratégicos: Jair Ferrari


Vice-presidente para assuntos de marketing: Renata Mestriner


Vice-presidente para assuntos de capacitação profissional: José Carlos Barbieri


Vice-presidente para assuntos de agronegócios: Divanir da Silva


Vice-presidente para assuntos da saúde: Jougi Takahashi


Vice-presidente para assuntos de desenvolvimento rural: Julio da Rocha Bianchini


Vice-presidente para assuntos de shopping center: Lauri Galina


Vice-presidente para assuntos de crédito cooperativo: Luiz Ajita


Vice-presidente para assuntos comunitários: Luiz Roberto Marquezini


Vice-presidente para assuntos de RH: Marcelo Silva


Vice-presidente para assuntos imobiliários: Teo Granado


Vice-presidente para assuntos de micro empresas: Michel Felippe Soares


Vice-presidente para assuntos de pesquisa: Antonio Batista de Moura Junior


Vice-presidente para assuntos de convênios: Rony Cezar Guimarães


Vice-presidente para assuntos intersindicais: Orlando Chiqueto


Vice-presidente para assuntos de comércio exterior: Cezar Couto


Vice-presidente para assuntos de desenvolvimento de bairros: Renato Tavares


Vice-presidente para assuntos federativos: Valdeci Aparecido da Silva


Vice-presidente para assuntos de meio ambiente: Wagner Severiano


Vice-presidente para assuntos do SAIC: Nivaldo Reginato


Vice-presidente para assuntos do mercado de comunicação: Walter Thomé Júnior


Vice-presidente para assuntos de loteadoras: Marcos Kenji


Vice-presidente para assuntos de serviços: Wilson de Matos Silva Filho


Assessor jurídico: César Misael de Andrade



Fonte: Assessoria de Imprensa/Textual Comunicação