A casa do Empreendedor

SE O SEU NEGÓCIO É EMPREENDER ESTA É A SUA CASA!

Um ambiente propício aos negócios

 

 

O programa Empreender comemorou, em outubro, 16 anos. E os resultados impressionam. A ACIM tem hoje o maior programa do gênero do Brasil. São 57 núcleos, que juntos têm a participação de 800 empresas, quase todas micro e pequenos negócios que encontram na união uma forma de enfrentar as adversidades do setor. Aumentar o número de núcleos era um dos compromissos da minha gestão, só que a meta de número de núcleos em funcionamento foi cumprida quase um ano e meio antes. Não à toa a ACIM recebe visitas de associações comerciais de todo Brasil para conhecer nosso projetos e modelo de trabalho, o que inclui o programa Empreender. No mês passado mesmo estiveram na sede da entidade empresários e lideranças políticas de Irati/PR e da região de Campinas/SP.

Os núcleos são dos mais variados segmentos, como de academias, automecânicas, farmácias de manipulação, e os recém-constituídos móveis planejados, gastronomia saudável, entre outros. Todos se reúnem quinzenalmente para definir suas prioridades de trabalho, como divulgação conjunta e capacitação a exemplo do que fizeram os empresários de segurança eletrônica, que firmaram parceria com o Senai para capacitar quatro turmas de instaladores de sistemas de alarmes e cerca elétrica. Já as autoescolas, para cumprir uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), compraram simulares para ajudar na formação de condutores e instalaram os equipamentos em uma central que mantêm em conjunto.

Todos os núcleos recebem o acompanhamento gratuito de um consultor da ACIM para auxiliar na definição de metas e no plano de ações. E também contam com o apoio e a credibilidade da Associação Comercial para implantar suas estratégias. Como diz o nosso vice-presidente do Empreender, Michel Felippe, trabalhar em conjunto melhora a produtividade e a credibilidade.

É o empreendedorismo dos empresários maringaenses que ajuda Maringá ocupar a 21a posição entre as cem melhores cidades do Brasil para investir em negócios, de acordo com estudo da consultoria Urban Systems divulgado no mês passado pela revista Exame. Que os empreendedores continuem inovando, se capacitando e encontrando um ambiente propício de negócios.

 

José Carlos Valêncio é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)

 

 

 

 

JOSÉ CARLOS VALENCIO Presidente da ACIM