CODEM

 

3233_CODEM_final

O que é?

O CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá

Como surgiu?

O CODEM surgiu a partir de um movimento da sociedade organizada de Maringá, denominado REPENSANDO MARINGÁ, com o objetivo de discutir, com base nos indicadores econômicos de Maringá, a falta de planejamento futuro, a descontinuidade das ações dos governos na cidade, da indignação e da capacidade de mobilização da comunidade. Foram realizadas inúmeras reuniões com participações de Lions, Rotarys, Lojas Maçônicas, Sindicatos, Associações e outras entidades da Sociedade Civil, e em 1996 foi desenvolvido o CODEM. Criado por Lei Municipal (4275/96, de 17/09/96), com caráter deliberativo e consultivo e com a finalidade de propor e fazer executar política de desenvolvimento econômico, constituído por entidades representativas dos diversos segmentos organizados da sociedade.

Objetivo

Formular e executar políticas de desenvolvimento econômico, através de propostas, projetos, programas ou planos que são submetidos aos Poderes Executivo e/ou Legislativo Municipal, Estadual ou Federal, visando sua realização. E um fórum para a discussão e/ou disseminação de idéias e projetos de desenvolvimento econômico de Maringá, visando o envolvimento de órgãos e autoridades representativas de sociedade organizada.

Como funciona?

Sua estrutura conta com uma mesa Diretora, um Plenário e 11 Câmaras Técnicas Setoriais. Entre suas funções o CODEM tem a atribuição de gerir o FMD- Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico – instituído pela Lei Municipal (4274/96, de 11/09/96). As atribuições do CODEM são exercidas em parceria com entidades da sociedade civil e poder público, destacando-se a Prefeitura Municipal,a ACIM – Associação Comercial e Industrial de Maringá, o IDR- Instituto para o Desenvolvimento Regional e a FIEP- Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Os projetos ou estudos propostos pelo/ao CODEM são analisados e deliberados por um plenário composto por 14 entidades, 22 membros titulares e mais 18 membros suplentes. O Prefeito Municipal ocupa o cargo de Presidente de Honra.

A quem se destina?

Destina-se a toda população e sociedade civil organizada. Para fazer parte do CODEM, necessariamente o interessado deve ser indicado por uma entidade local, reconhecida.

Contato

(44) 3027-3300
codem@codem.org.br

Facilite sua busca, indo direto ao assunto! Encontre o que procura em um click.