A esperada retomada econômica

O ano de 2019 foi positivo para a economia maringaense e também para o Brasil. Nossa cidade criou mais de 3,7 mil empregos com carteira assinada, e no país o saldo foi de 644 mil vagas formais, o melhor resultado desde 2013.

Outros indicadores reforçam a pujança local. Na Agência do Trabalhador as empresas ofereceram no ano passado mais de 6 mil vagas, número 27% maior que o ano anterior. Já o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) cresceu mais de 70% em Maringá nos últimos três anos. Muitos eram profissionais que, ao perder o emprego, resolveram empreender. Outros vislumbraram uma nova oportunidade de crescimento.

Na área de mobilidade, o cenário também é positivo. No final do ano passado a Latam voltou a operar em Maringá. A concorrência sadia entre as companhias aéreas contribui para a redução dos preços das passagens. O aeroporto fechou 2019 com 741 mil embarques e desembarques, número maior que os 641 mil de 2018.

E ainda neste mês acontece a tão aguardada inauguração do terminal urbano, por onde devem circular diariamente 30 mil pessoas. Esse cenário otimista, com a geração de milhares de empregos e com a taxa de juros mais baixa da história, a 4,5% ao ano, tem levado os consumidores a fazer planos de longo prazo, como a compra de um imóvel. Tanto que no ano passado a construção civil no Brasil criou mais de 70 mil empregos.

Esta nova fase gera oportunidade de investimentos e, em Maringá, várias empresas estão se instalando ou expandindo suas operações. E em vários setores: medicina, alimentação, varejo, construção civil… conforme mostra a reportagem de capa deste mês.

Na ACIM, o otimismo e a vanguarda estão no nosso DNA. Neste momento, estamos modernizando nosso prédio, com a revitalização dos três pisos, onde a nova infraestrutura ficará de acordo com as demandas da atualidade: espaços abertos, de compartilhamento de ideias e experiência e que incentivam a inovação.

Aliás, um dos motivos que nos levou a iniciar a obra foi a criação do Inovus, um serviço voltado principalmente para as micro e pequenas empresas, e que estará à disposição dos nossos associados para inovação de processos e produtos.

São projetos e boas notícias que renovam nossas esperanças num cenário de inovação, crescimento e prosperidade. A todos, um merecido e abençoado 2020.

Michel Felippe Soares é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)