Destaques

Trecho da Tamandaré vira boulevard

Entre as avenidas São Paulo e a Herval via ganhou postes, bancos, calçadas padronizadas e flores, além de profissionais de limpeza e segurança 

 

A tradicional avenida Tamandaré, no trecho entre as avenidas Herval e São Paulo, ganhou nova cara em dezembro. Comerciantes e proprietários de imóveis da região se uniram para transformar o local em um ‘boulevard’. Postes de modelo clássico foram instalados no trecho de 200 metros, além do rebaixamento da iluminação das marquises, padronização de calçadas e fachadas, bancos e carrinhos de flores. O local também conta com funcionários de limpeza e segurança.

A ideia de revitalização do espaço nasceu de uma proposta de Luiz Fernando Ferraz, dono da Band Vest, e comerciantes como Agma Sendeski, da Agma Sendeski Corretora de Imóveis. “A avenida Tamandaré tem um comércio forte, com lojas de roupas, cafés, restaurantes, hotel, imobiliárias, condomínios residenciais e empresariais. Temos comerciantes que estão ali há mais de dez anos. Trata-se de um ponto privilegiado da cidade, perto de tudo”, destaca Agma.

Disposta a colocar o projeto em prática, a empresária bateu de porta em porta para apresentar a proposta, que foi acatada por parte dos comerciantes e proprietários de imóveis. Todo o projeto foi executado exclusivamente pela iniciativa privada e autorização do poder público. Para aproveitar o período de vendas que antecede o Natal, a obra foi executada em aproximadamente 50 dias.

Do francês, a palavra boulevard remete a uma via urbana, geralmente ampla e projetada com preocupação paisagística. E o local foi devidamente identificado como tal, com placas que sinalizam ‘Avenida Tamandaré Boulevard’ em cada uma das duas quadras. “Tudo que fizemos foi tornar o ambiente agradável e acolhedor. Nos unimos para deixar esse local ainda mais bonito, e deu certo. A inspiração para o projeto foi um shopping bonito que vi em Londres, onde funcionou um convento. No Brasil temos a avenida Oscar Freire como exemplo”, conta Agma.

A inauguração oficial da Avenida Tamandaré Boulevard ocorreu em 10 dezembro, e contou com atores com trajes de época, apresentações artísticas, distribuição de pipoca e algodão-doce, presença do Papai Noel e outros atrativos.

A Agma Sendeski Imóveis é responsável pelo Majestic, condomínio residencial de alto padrão localizado na avenida Tamandaré. “Tenho um apartamento no Majestic e sempre quis morar na via. Tive uma motivação pessoal para encabeçar o projeto de revitalização, que beneficiou os comerciantes da região. E não vamos parar por aqui. O objetivo é continuar as melhorias e transformar a Tamandaré em um shopping a céu aberto”, acrescenta a empresária.

 

Inspiração para outras vias

A Plenitude Móveis e Decorações, instalada na avenida Tamandaré desde 2016, foi uma das parceiras do projeto, e contribuiu financeiramente com a revitalização. A loja é especializada em móveis e decoração para quartos e salas. Maria Etel e a gerente, Marilene Monteiro, não pensaram duas vezes para abraçar a ideia. “Achamos a proposta de melhorar a rua interessante e decidimos investir nas mudanças. Colaboramos financeiramente, e melhorou muito. O comércio ficou mais bonito e limpo, porque o profissional da limpeza está aqui todos os dias. Também melhorou a iluminação, que antes não era boa em frente a loja”, conta.

De acordo com Marilene, a Avenida Tamandaré Boulevard também atrai curiosos. “Esses dias atendi um senhor que soube do projeto de revitalização por meio de uma reportagem de televisão e veio ver se era verdade. Disse que mora em Maringá desde a década de 60, que achou o projeto bonito e pretendia sugerir projeto semelhante para os vizinhos, na rua Santos Dumont. E assim como ele, recebemos pessoas curiosas que vêm visitar o comércio e comentam que não passavam aqui há muito tempo”, destaca.

Segundo ela, a ação trouxe maior visibilidade ao comércio da região, uma vez que a revitalização virou notícia nos veículos de comunicação da cidade. O trecho também ganhou páginas no Facebook e Instagram. Basta pesquisar por ‘Avenida Tamandaré Boulevard’.