ACIM e Codem recebem primeiros candidatos a prefeito para apresentação de propostas

Em reunião presencial, respeitando medidas de distanciamento, e também online, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) receberam, em 5 de outubro, os candidatos Carlos Mariucci, Audilene Rocha e Akemi Nishimori. Eles foram os três primeiros postulantes ao cargo de prefeito de Maringá que apresentaram seus planos de governo – outras três reuniões estão previstas.

Mariucci destacou a importância da criação de um comitê de crise intersetorial para que representantes de vários segmentos possam ajudar a discutir como Maringá poderá superar a crise econômica causada pela pandemia. “A grande falha da atual gestão é a falta de comunicação, principalmente com o legislativo”. Entre as propostas dele estão trabalhar a economia solidária, o microcrédito, o fomento ao turismo religioso e a criação de um conselho de desenvolvimento social. O candidato defendeu ainda a criação do eixo monumental e o fomento ao turismo e à economia criativa, criando inclusive uma secretaria municipal específica para o setor. Sobre o transporte coletivo, Mariucci destacou que é possível oferecer tarifa a R$ 2, prometeu ampliar as ciclovias e colocar em prática um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

A segunda candidata a apresentar propostas foi Audilene Rocha, que destacou sua formação militar, e a disciplina como uma de suas qualidades. “Dos 26 anos que trabalhei em Maringá, 14 foram em atendimento nas ruas. Conheço o sistema de saúde, os bairros e o Conselho Tutelar, porque o trabalho da polícia se cruza com esses serviços. Tanto que o meu slogan é o cuidado com as pessoas, porque é isso que sempre fiz”. Ela falou que seu plano de governo inclui medidas para diminuir a violência no trânsito e de prevenção a doenças crônicas e mentais, destacou que quer investir em eficiência energética e vai trabalhar junto ao governo do estado para aumentar o número de delegados da Polícia Civil em Maringá. Sobre a educação, Audilene considera que a contratação de vagas em creches privadas é um modelo que pode ser ampliado. Também se comprometeu a concluir o Parque Industrial e a trabalhar para viabilizar o imposto progressivo.

Em sua explanação, Akemi Nishimori destacou que o nome da chapa, Força Maringá, é uma referência nas pessoas da cidade e que vai trabalhar em conjunto às entidades. Se comprometeu a desburocratizar processos empresariais, inclusive a emissão de alvará, e falou que é favorável à incineração do lixo para geração de energia, assim como acontece em cidades japonesas. Destacou ainda que trabalhará em conjunto com o governo do estado para melhorar os índices da educação do ensino médio nos colégios públicos, que quer instalar um calçadão a céu aberto e um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em parceria com a iniciativa privada. Por fim, destacou que a chapa é pura, já que não tem coligação, e que se vencer o pleito, escolherá os melhores técnicos para Maringá, já que não tem acordo com partidos.

Mais candidatos

No total, a ACIM e Codem receberão 12 dos 13 candidatos a prefeito de Maringá. As explanações acontecem durante as reuniões de diretoria da Associação Comercial, presencialmente, com a participação de até 50 pessoas, e também serão transmitidas pelo Youtube da ACIM, às 18h45, em 20 e 26 de outubro e em 3 de novembro.

Em 20 de outubro serão Dr. Batista, Homero Marchese e Anníbal Bianchini. Em 26 de outubro as explanações caberão a José Luiz Bovo, Ulisses Maia e Evandro Oliveira. E em 3 de novembro serão Eliseu Fortes, Valdir Pignata e Rogério Calazans.

Cada candidato tem 12 minutos de explanação e outros oito para responder aos questionamentos do público. Para garantir isonomia, todos assinaram um termo concordando com as regras, o que inclui a divulgação da participação apenas de maneira informativa, sem vincular essa participação a apoio das entidades à campanha, a não exibição de faixa, banner ou cartaz durante as apresentações, nem assistir aos painéis de outros candidatos. As transmissões serão feitas pelo Youtube da ACIM: www.youtube.com/user/acimvirtual