0800-600-9595
(44) 3025-9595

Notícia


Começa a digitalização do maior acervo empresarial de Maringá

Composto por mais de 84 mil itens, o Centro de Documentação da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) começou a ser organizado e digitalizado desde a semana passada. Isso está sendo possível por meio do projeto ‘Preservação da memória empresarial de Maringá: digitalização do Centro de Documentação Luiz Carlos Masson’, enquadrado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura pelo Maringá Histórica. 

Trata-se do maior acervo da memória empresarial da cidade, composto por revistas, jornais, informes e boletins da instituição, além de clipagens de reportagens, fotos, documentos, atas e vídeos. 

Esse gigantesco acervo está sendo, agora, adequadamente catalogado, organizado, indexado e digitalizado por equipe especializada, utilizando modernas técnicas. Entre elas a aplicação de ferramentas de Reconhecimento Óptico de Caracteres (Optical Character Recognition), conhecida pela sigla OCR, que permite converter documentos em dados pesquisáveis ou editáveis.

O presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, comemora o início do projeto. “Há anos buscávamos uma solução para não só preservar o acervo, mas torná-lo acessível”. O presidente lembra que a preservação é um dos pilares da instituição. “Nossa história, de fato, se confunde com a história de Maringá. A ACIM valoriza personalidades que estiverem presentes nos momentos mais difíceis de nossa cidade”, reforça. 

O pesquisador e coordenador do projeto, Miguel Fernando, ressalta o ineditismo da iniciativa. “Sabemos do grande volume de documentos existentes nas instituições locais, por isso, esse trabalho servirá de referência para outras iniciativas. Afinal, o acervo da ACIM ficará preservado em formato digital”, afirmou. 

Com o acervo digitalizado e organizado, uma plataforma permitirá, ao público, pesquisar os dados de forma gratuita. A expectativa é que o projeto seja executado ao longo dos próximos 12 meses. O projeto tem patrocínio integral da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. 

A ACIM foi fundada em 1953, estando presente nos principais projetos de desenvolvimento de Maringá e região. Por exemplo, somente na década de 1950 a entidade foi atuante na instalação da agência do Banco do Brasil, ampliação das estruturas dos Correios, início das atividades da estação ferroviária local, construção da primeira usina elétrica da cidade, entre outras conquistas. Nos anos 1990 organizou e coordenou o movimento Repensando Maringá que resultou, na criação e formalização, em parceria com os Poderes Executivo e Legislativo Municipal, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). 

O projeto de digitalização tem apoio da ACIM e é realizado pelo Maringá Histórica, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.


ACIM - ASSOC. COM. E EMPRESARIAL DE MARINGÁ, CNPJ 79.129.532/0001-83, RUA BASÍLIO SALTCHUCK, 388 CEP 87.013-190 CENTRO - MARINGÁ PR

Cookies: nós guardamos estatísticas de visita para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.