Cooperativas discutem processos de compras em encontro da ACIM

Como funcionam e quais os critérios de compras das cooperativas com sede em Maringá? Estes foram os temas de um encontro de boas práticas que aconteceu na última quarta-feira (dia 25) na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), com organização do núcleo de Cooperativas do programa Empreender. “O intuito era possibilitar aos participantes avaliar suas estratégias de compras, analisando formas de reduzir custos e aumentar a eficiência”, diz a representante do Sicoob e uma das idealizadoras do evento, Luciana Pizaia.

Das 13 cooperativas participantes do núcleo, seis apresentaram seus procedimentos de compras de produtos e serviços: Cresol, Unicampo, Sicredi União PR/SP, Sicoob, Cocamar e Coopics – o restante participou como ouvinte.

Para o gerente-geral da agência Cresol-Maringá, Cloves José da Costa, “o evento foi ótimo. Aprendemos sobre o sistema de cada cooperativa, como funcionam os contratos, custos e prazos”. Segundo ele, a Cresol trabalha com fornecedores fixos para serviços de monitoramento, vigilância e limpeza, e os demais são efetuados por meio de cotação com três fornecedores.

No caso da Unicampo, diz o diretor-presidente, Luciano Ferreira Lopes, “há um planejamento estratégico em que nos baseamos para as compras. Conforme a demanda de cada departamento, analisamos a conduta e os preços de fornecedores, entre outros aspectos. Com o encontro, percebemos que estamos no caminho certo”, relata Lopes. Na Sicredi União PR/SP, segundo a coordenadora de suprimentos, Marilene Bogucheski Barbosa, primeiro é feita a solicitação das compras; em seguida há a escolha dos fornecedores considerando critérios de homologação e igualdade de valor; após isso, há a aprovação dos orçamentos, passando pela coordenação de compras e direção de operações. Além disso, a cooperativa conta com fornecedores fixos.

O supervisor de Logística e Suprimentos do Sicoob, João Vinicius Costa Reis, diz que os processos de compra devem ser éticos e transparentes, mantendo os interesses da cooperativa acima de quaisquer outros. É preciso manter sigilo sobre as cotações entre os fornecedores, dando preferência na compra de bens e serviços de associados; manter os cadastros atualizados e os documentos organizados e arquivados; e sempre formalizar o contrato com o fornecedor, desde que a ordem de compra esteja autorizada pelo responsável competente.

Quem também esteve presente no evento foi o analista de cooperativismo da Cocamar, Wellington Costa Martins. Lá são cerca de 600 compras diárias. Para atender a demanda de forma organizada, a cooperativa criou um sistema próprio e informatizado. Por meio do cruzamento de palavras-chave, o sistema entende a solicitação de produtos e dispara e-mails para os fornecedores cadastrados, solicitando propostas; em seguida, a melhor proposta é sinalizada e enviada ao solicitante da compra enquanto os outros fornecedores recebem uma reposta com os motivos de não terem sido escolhidos. As demandas complexas ficam a cargo do departamento de compras.

O evento recebeu elogios dos participantes, como da gerente de agência da Sicredi União PR/SP, Marjorie Lira. “Foi uma oportunidade importante de trocar experiências e aprender sobre outros modelos de compra”, diz ela. Para o sócio-fundador e representante comercial da Coopics, Claudinei Waterkemper, que também esteve no encontro, a experiência foi ótima e possibilitou aprendizado. “Como somos uma cooperativa pequena, nosso sistema de compras ainda está em desenvolvimento. Temos a gerente de vendas, que também é a nossa fornecedora, que adquire os materiais e cada terapeuta compra dela o que é necessário para seu trabalho. O aprendizado foi que podemos ir em frente. Vamos fazer o possível para crescer e atender todas as necessidades da população e empresas”, relata.

Sobre o núcleo de Cooperativas

Com a missão de integrar e fortalecer as cooperativas, promover e articular entidades e ações em prol da divulgação da cultura do cooperativismo, o núcleo foi criado em janeiro de 2021 e possui três pilares: Eficiência, Redução de Custos, Negócios; Comunicação, Integração e Boas práticas; Projetos Sociais. Segundo Luciana Pizaia, o encontro de boas práticas foi a primeira ação desenvolvida para atender aos propósitos do primeiro pilar, daí sua importância. Ao todo, são 13 cooperativas integrantes do núcleo: Pluricoop, Uniodonto, Sicoob, Coopercom, Sicredi União PR/SP, Cresol, Uniprime do Brasil, Unicampo, Cocamar, Unimed Maringá, Sinergi Cooperativa, Unicred Vale Europeu e Coopics.