0800-600-9595

Luiz Lourenço, da Cocamar, receberá maior honraria da ACIM

A ACIM entregará a Comenda Américo Marques Dias a Luiz Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Cocamar Cooperativa Agroindustrial. Trata-se da maior honraria concedida pela entidade, entregue a sete pessoas. A cerimônia será em 10 de junho, às 20 horas, no Moinho Vermelho.

Referência em cooperativismo e no agronegócio brasileiro, Lourenço nasceu em Garça/SP, em 1942, e se mudou para a área rural da recém-fundada Maringá aos 11 anos, onde a família veio produzir café. Aos 18 anos, começou a trabalhar numa multinacional de compra de café e algodão, como contínuo, fez carreira e chegou a gerência. Em 1971 foi convidado para trabalhar na Cocamar como auxiliar operacional, dois anos depois era gerente-geral, em 1979 se tornou diretor e em 1989 assumiu a presidência executiva eleito pelos cooperados.

Sob sua gestão, a Cocamar implantou um dos maiores parques industriais cooperativos brasileiros, com produção, refino e envase de óleo de soja, extração de óleo de algodão, indústrias de fios de algodão e seda, torrefadora de café e outras estruturas. O parque industrial foi ampliado com a instalação de produção de néctares de frutas e bebidas à base de soja, molhos, maioneses, farinha de trigo, álcool doméstico, rações, fertilizantes foliares e biodiesel.

Lourenço também comandou profunda reestruturação administrativa e financeira, fomentando a terceirização de serviços. Ele esteve à frente da diretoria executiva até 2013, quando assumiu a presidência do Conselho de Administração. Atualmente a Cocamar é uma das principais cooperativas agropecuárias do país, com mais de 16 mil cooperados atendidos por 100 estruturas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Ele é advogado, pós-graduado em Gestão Empresarial – MBA FGV, além de produtor de grãos e laranja. É casado com Lourdes Bravo Lourenço, pai de Maria Cristina, Leonora, Luiz Lourenço Júnior e Luiz Eduardo.

Na trajetória da liderança cooperativa consta ainda a presidência da Credimar (1990-1996 e que se tornou a Sicredi União PR/SP), diretor da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), sócio institucional da Sociedade Rural do Paraná, diretor da Sociedade Rural de Maringá, além de ter recebido a Comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná outorgada pela Fecomércio, comenda Ordem do Pinheiro, concedida pelo governo do Paraná e Cidadão Benemérito de Maringá, Paranavaí e São Tomé. Da ACIM, Lourenço já recebeu o título de Empresário do Ano em 2001.

O último homenageado com a Comenda Américo Marques Dias, em 2019, foi Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A cerimônia terá patrocínio de Cocamar, CooperCard, Ducz Benefícios Flexíveis, Humana Saúde, Kandyany Eventos, Sistema Fiep, Maringá Park, Martinelli Advogados, Revest Acabamentos, Sancor Seguros, Sicoob, Sicredi, Unicampo, Unicesumar, Unimed Maringá e Uniprime.

ACIM - ASSOC. COM. E EMPRESARIAL DE MARINGÁ, CNPJ 79.129.532/0001-83, RUA BASÍLIO SALTCHUCK, 388 CEP 87.013-190 CENTRO - MARINGÁ PR