Palavra com o Presidente

 

 

 

INOVAÇÃO, INOVAÇÃO, INOVAÇÃO

 

Neste final de ano vamos modernizar e preparar nossa sede e nossos colaboradores para atender às demandas de um mercado mais digital. A ACIM está criando um laboratório de inovação, o Inovus. Utilizaremos o Design Sprint, metodologia que permite testar uma ideia ou projeto em poucos dias. Vamos contribuir para que as empresas, independente do porte, grandes ou pequenas, possam investir em inovação.

Outras empresas e entidades estão trilhando o mesmo caminho, Maringá tem hoje 40 startups. Aqui há um ecossistema propício à inovação e novas tecnologias. Há aceleradoras, grupos de investidores, coworkings, incubadora, e excelentes cursos na área de Tecnologia da Informação. Quem tem boas ideias e projetos encontra um ambiente colaborativo na cidade. As aceleradoras ajudam a validar e aperfeiçoar um negócio, bem como a encontrar investidores. Os mentores estão sempre dispostos a contribuir com bons projetos. Os investidores garantem o capital.

O Sicoob, por exemplo, criou a Evoa, que oferece um programa de aceleração gratuita – a ACIM é uma das mantenedoras da Evoa. O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) estão investindo num espaço de inovação para ajudar empreendedores a encontrar soluções para os problemas da construção civil.

Há eventos voltados para a apresentação de projetos, inspiração, rodadas de negócios junto a mentores e maratona de programação. O Tecpar abriu o primeiro edital voltado para as empresas com possibilidades múltiplas de industrialização com foco na inovação e tecnologia de ponta – a inscrição vai até 19 de dezembro. A Software by Maringá também está viabilizando um Parque Tecnológico, com foco em desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação.

Com um ambiente tão propício, empreendedores e empresas encontram respaldo para investir em inovação. Buscaremos esses atores. A ideia do Inovus, que vai funcionar a partir do ano que vem, não é atender somente startups. E sim ajudar a criar produtos, serviços ou processos, validando ideias e contribuindo para consolidar a cultura de inovação entre os micro e pequenos negócios.

 

Michel Felippe Soares é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)