Primeira mulher e nona homenageada, Nádia Felippe recebeu a Comenda Américo Marques Dias, a mais alta honraria da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) por sua contribuição ao desenvolvimento de Maringá e região. A cerimônia foi no último sábado (dia 5) no Paraná Expo e recebeu 500 pessoas, entre elas o prefeito Silvio Barros, vereadores, secretários municipais e representantes do poder judiciário e das forças de segurança.
Para o presidente da Acim, José Carlos Barbieri, “é um reconhecimento ao talento e à dedicação de uma grande líder feminina”. Ele destacou que uma das empresas de Nádia, a Somaco, é a mais antiga associada da Acim, e que desde cedo ela foi “imersa no espírito de atuação comunitária e compromisso com o desenvolvimento. A atuação de Nádia representa tudo que celebramos: empreendedorismo de ponta, geração de empregos e investimento sustentável. A gestão das empresas da família Felippe é exemplo de profissionalismo, inclusive pelo modelo de sucessão tranquilo. Mas sua contribuição vai além do mundo dos negócios. Como presidente do Instituto Acim e ex-presidente do Acim Mulher, Nádia tem sido protagonista de iniciativas para fortalecer a presença feminina no ambiente corporativo e por apoiar projetos que transformam vidas”.
O prefeito Silvio Barros afirmou: “este evento da sociedade maringaense, da classe empresarial, é para homenagear pessoas especiais, e Nádia é uma delas. Um dia participei de uma reunião do Instituto Acim e Nádia perguntou: ‘prefeito como podemos ajudar?’. É um privilégio ser prefeito desta cidade que conta com o compromisso real de pessoas, lideranças e de empresários que querem fazer a cidade melhor. Nádia é uma referência empresarial, social e como família”.
A comenda Américo Marques Dias foi entregue a Nádia pelo também comendador, que recebeu a mesma homenagem, Luiz Lourenço, da Cocamar. Em seu discurso, a homenageada lembrou que quando começou a empreender, enfrentou uma época difícil, “em que mulheres eram professoras ou donas de casa, mas tive humildade, sabedoria e estudo para conquistar meu espaço. Aprendi a crescer sozinha e venci minhas próprias barreiras”. Ela recordou quando era uma empresária bem-sucedida e recebeu o convite do pai para voltar a Maringá, há 30 anos. “Um dos meus grandes desafios foi administrar a Somaco, que é uma concessionária Volkswagen. Mudei processos e investimos em gestão, fomos a primeira concessionária a receber a ISO 9001. Meu sucesso é feito de gente”. Ela ainda destacou a instalação da brinquedoteca no Hospital Regional de Maringá, quando presidiu o Instituto Acim.
A cerimônia teve patrocínio de: Certezza Consultoria Empresarial, Cocamar, Colégio Mater Dei, Colégio Objetivo, Cooper Card, Euro Condomínios, Fiat Via Verdi, Grupo Fabiola Tasca, Hospital Almodin, Humana Saúde, Kandyany Eventos, Maringá Park Shopping, Minds English School, Mixtra, Ody Park, Saint Helena Bilingual Education, Sancor Seguros, Sierra Móveis, Sicoob Metropolitano, Sisprime, Solense – Hi Tech Protection Films, SVN Investimentos, Totvs, Unicesumar e Vivaro Eventos.
Quem é Nádia Felippe?
Presidente do conselho de Administração da Somaco, Nádia também é conselheira da Triângulo Administradora de Consórcios, 2MN Administradora de Bens, Agropecuária NF e Fazenda Santa Maria. Foi conselheira independente do Grupo Gazin, presidente da Sociedade Rural Mulher de Maringá e do Acim Mulher, além de ter fundado e ser presidente do Instituto Acim.
Nádia foi a nona homenageada com a comenda, que foi entregue pela primeira vez em 2003, sendo a primeira mulher a receber. Como é uma homenagem especial, não tem periodicidade definida, mas todos os homenageados precisam ter destaque na história de Maringá e terem sido aprovados pelos conselhos de Administração e Superior da Associação Comercial.
A comenda, que é a outorga máxima da Acim, leva o nome do primeiro presidente da entidade. Já foram homenageados Dom Jaime Luiz Coelho (2003, primeiro bispo da cidade), Adriano José Valente (2007 advogado e ex-prefeito), Joaquim Romero Fontes (2008, produtor rural e um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá), Manoel Mario de Araújo Pismel (2013, ex-presidente da Acim e empresário), Jefferson Nogaroli (2015, empresário e ex-presidente da Acim, Sicoob Central Unicoob, Faciap e Sebrae Paraná), Wilson de Matos Silva (2017, ex-reitor do Unicesumar), Antonio Tadeu Rodrigues (2019, ex-presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá) e Luiz Lourenço (2022, ex-presidente da Cocamar).