Dois trilhões de reais. Este é o valor que os gastos públicos brasileiros alcançaram desde o início do ano até esta terça-feira. O cálculo inclui despesas de prefeituras, governos estaduais e federal contabilizadas em tempo real e consta num painel instalado na recepção da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
O painel recém-instalado traz informações do Gasto Brasil, uma ferramenta criada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Associação Comercial de São Paulo com o objetivo de trazer transparência sobre a gestão dos recursos públicos e incentivar a discussão sobre o uso eficiente dos impostos pagos pelos contribuintes.
Na internet, é possível visualizar os dados das despesas de cada município, estado e governo federal. Outra iniciativa em prol da conscientização é o Feirão do Imposto, que acontece ao longo deste mês, e em Maringá é organizado pelo Copejem, o conselho de jovens empresários da Acim. Entre as ações está a venda de produtos sem imposto, como chope, cerveja, hambúrguer, sorvete e roupas, com descontos que ultrapassam 40%, que é a carga tributária do produto.
A programação é a seguinte:
- Handmade (hambúrguer): dia 22
- Cor de Pimenta (moda feminina): dia 23
- São Belarmino (sorvete): dia 24
- BestWay (ação de corrida): dia 25
- Hórus (chope): dia 27
- Jacaré Vermelho (pizza): dia 28
- Cabides da Ju (moda feminina): dias 29, 30 e 31
- Sandra Tortas (bolos): dia 31
O feirão do imposto acontece há mais de 20 anos simultaneamente em várias cidades brasileiras, sendo uma iniciativa da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje).