À frente da GTF, uma das seis maiores empresas produtoras de frango do país, Rafael Tortola foi escolhido ganhador do Prêmio Jovem Empreendedor. Trata-se de uma homenagem concedida pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e seu conselho de jovens empresários, o Copejem.
Ele é CEO da empresa que faturou R$ 4,6 bilhões no ano passado (antiga GTFoods), o dobro de três anos antes, e tem dez mil funcionários. Tortola é comanda com o primo Vinicius Gonçalves, que é vice-presidente, a empresa fundada pelo avô, pai e tio. Além de exportar para China, Japão, Emirados Árabes, entre outros países, a GTF tem investido em piscicultura e esmagamento de mandioca, e anualmente aplica R$ 1 milhão em pesquisa e desenvolvimento. Além de patrocínio esportivo, apoia 170 entidades com a destinação de mais de uma tonelada de frango por mês.
Tortola assumiu a presidência da empresa em 2018, aos 24 anos, e integrou a lista Forbes Under 30 edição de 2024, que destaca empreendedores, criadores e game-changers que revolucionam os negócios. “Desde cedo em contato com meu pai e meu tio, pequenos comerciantes de frango vivo, aprendi os desafios e as estratégias do negócio, principalmente em dias em que as vendas não eram boas. Sem que eles soubessem, me ensinaram que não bastava vender frango quando a demanda era alta, mas prever e se preparar para os dias de baixa. Todo mercado tem dias ruins, e saber o que fazer nesses momentos é crucial para quem quer prosperar. Foram eles que também me mostraram que, para ser empreendedor, é preciso conhecer o dia a dia da empresa e não ter medo de diversificar”, afirma.
A escolha do ganhador do prêmio Jovem Empreendedor se deu em duas etapas, sendo que na primeira 13 entidades foram convidadas a indicar nomes de empresários e executivos bem-sucedidos com até 40 anos. E na segunda fase, por votação secreta, uma comissão formada por representantes de 11 entidades escolheu Tortola entre os nomes indicados.
No ano passado, o ganhador foi Edson Recco Filho, diretor comercial da Alto Giro. A entrega do prêmio será em novembro.